Confira o edital.
Errata do edital.
Estrutura e ementa do curso:
Coordenação:
Fernanda Castro - Museus Castro Maya
Kátia Frecheiras - Museu da República
Patrícia Maneschy - Iserj
EIXOS
NORTEADORES
|
TEMATICAS
CURRICULARES
|
Sociedade, Educação, Subjetividade Conhecimento
|
Fundamentos da Educação
|
História da Educação Museal
|
|
Rediscutindo Educação Museal
|
Laboratório de metodologias, Formação e pesquisa
em educação museal
|
Conceitos Fundamentais da Educação Museal
|
|
Políticas Públicas e Pesquisa na Educação Museal
|
Políticas Públicas de Educação Museal
|
Metodologia Científica I
|
|
Metodologia Científica II
|
|
Saberes
e Práticas
|
Laboratório Experimental: Visitas Técnicas
|
Sociedade,
Educação, Subjetividade Conhecimento
|
Ementa: O núcleo pretende introduzir os estudantes a temas relativos às
questões básicas da formação pedagógica de um profissional que atue na área da
educação, assim como sobre a história dos museus e do surgimento do trabalho
educativo nos mesmo. Na disciplina de Fundamentos
da Educação serão debatidas teorias pedagógicas e sua relação com ambientes
culturais e diferentes formas de aprendizado, bem como panorama da história da
educação no Brasil. Na disciplina de História
da Educação Museal, serão introduzidas noções sobre a origem dos museus, e
debatidos textos e documentos sobre o surgimento de setores educativos em
museus, assim como apresentadas as primeiras pesquisas realizadas na área e
sobre o tema.
Temática curricular : Fundamentos da Educação
Ementa:Filosofia, Cultura, Ideologia, Poder Político , História e Memória
na Educação. Visão crítico-reflexiva da instância escola e da prática
educativa. Hegemonia como relação pedagógica. O problema teoria/prática em face
das diferentes visões do que é o homem, a sociedade, o conhecimento e o que são
os valores. O homem como ser inacabado, com características diferentes em cada
fase de seu desenvolvimento. As diferentes tendências pedagógicas presentes na
educação brasileira. A pedagogia crítica e nosso cenário educacional atual.
História e Memória da Educação no Brasil. Formação de professores no Instituto
de Educação. A gênese da Escola Laboratório.
Temática curricularHistória da
Educação Museal
Ementa: História dos museus no cenário mundial; educação em museus e
Revolução Francesa; Constituição do ICOM-CECA; o papel da UNESCO nas ações de
educação em museus; educação em museus no Brasil; Rede de Educadores em Museus
e Política Nacional de Educação Museal (PNEM) - IBRAM.
Rediscutindo
Educação Museal
|
Ementa: Neste eixo serão apresentados e debatidos os principais conceitos
e teorias de aprendizado ligados às especificidades da educação museal e sua
constituição como campo de conhecimento e profissional, discussão presente na
disciplina Conceitos Fundamentais da
Educação Museal. A disciplina Laboratório
de metodologias, formação e pesquisa em educação museal analisará
experiências já realizadas e em andamento em museus, avaliará documentos de
sistematização, registro e avaliação da prática educativa museal e se
constituirá como momento da prática de elaboração de propostas educativas para
museus, com o estudo de projetos políticos pedagógicos e a elaboração de
propostas e ações educativas.
Tematica Curricular : Conceitos fundamentais da Educação Museal
Ementa: Conceitos fundamentais em educação museal; educação patrimonial,
educação para o patrimônio, educação em museus e educação museal; museus
escolares; formação integral.
Tematica
Curricular: Laboratório de metodologias, formação e pesquisa em educação museal
Ementa: análise teórica de experiências educativas; análise de
documentação do CECA Brasil – Prêmio Best Practice; programa
educativo-cultural, projeto político pedagógico; sistematização de projetos
educativos; metodologias e instrumentos de educação em museus; formação de
educadores em museus; pesquisa em educação em museus.
Políticas
Públicas e Pesquisa na Educação Museal
|
Ementa: Neste eixo temos dois temas que articulam pesquisa e politicas
publicas. O primeiro específico da área
da educação museal - a discussão sobre a conformação do campo das políticas
públicas de educação museal no Brasil - e o segundo se apresenta como
ferramenta inicial para a elaboração de trabalhos científicos sobre os temas do
curso, sendo parte da disciplina de metodologia científica.
Tematica curricular : Metodologia Científica I
Ementa: Importância da formação de hábitos de estudo
científico que possibilitem o
posicionamento de profissionais comprometidos com suas
práticas educativas; Ciência; Método e Técnica; Tipos de Pesquisa; Metodologia
de Pesquisa; Técnicas de análise e conhecimento científico; Elaboração de
trabalho científico e estruturação de pesquisa.
Tematica curricular : Metodologia Científica II - Orientação e
produção monográfica
Ementa: análise de textos e sua produção; vivência da metodologia do
trabalho acadêmico; referencial teórico-prático de suporte para a elaboração de
trabalhos científicos; importância da leitura acadêmica identificando-se tipos
e modalidades.
Tematica Curricular : Políticas Públicas de Educação Museal
Ementa: A formação de políticas educacionais em museus; criação do SPHAN;
os museus na estrutura do Estado; o papel dos órgãos internacionais
multilaterais e seus documentos; prêmios, editais e leis de incentivo; o debate
das políticas públicas de educação e cultura no Brasil; Criação do Ibram; I
Encontro Educadores do Ibram; PNEM; análises comparativas de exemplos mundiais
(Portugal, França, Reino Unido, EUA, México, AL, etc.).
Saberes e Praticas
|
Ementa: Neste núcleo do curso dar-se-á continuidade à discussão acerca da
metodologia científica, desta vez em disciplina que inicia o processo de
elaboração da monografia final. Seguindo um dos eixos norteadores,
realizar-se-ão aulas práticas de observação e análise de diferentes tipologias
de museus e seus projetos educativos, estrutura de gestão, trabalho de
conservação e preservação de acervo e patrimônio e exposição, por meio de
visitas técnicas a instituições diversas.
Tematica curricular: Laboratório
Experimental: Visitas Técnicas
Ementa: Visitas técnicas em museus; elaboração, execução e avaliação de
propostas educativas.
TEMATICAS CURRICULARES
|
CARGA HORÁRIA
|
Nº DE ENCONTROS
|
Fundamentos
da Educação
|
60 h
|
30
|
História
da Educação Museal
|
40 h
|
20
|
Laboratório
de metodologias, formação e pesquisa em educação museal
|
40 h
|
20
|
Conceitos
fundamentais da Educação Museal
|
40 h
|
20
|
Políticas
Públicas de Educação Museal
|
40 h
|
20
|
Metodologia
Científica I
|
40 h
|
15
|
Laboratório
Experimental: Visitas Técnicas
|
40 h
|
08
|
Metodologia
Científica II - Orientação e produção monográfica
|
80 h
|
05
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário