segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Exposição do Projeto Letrarte 2014

















Não deixem de visitar a Exposição do Projeto Letrarte 2014! Ela reúne os trabalhos dos alunos das turmas 1.101, 1.401 e de Educação Infantil da Escola Machado de Assis, realizados durante este ano, nas oficinas do Projeto Letrarte. 


*Local: Biblioteca de Santa Teresa - Rua Monte Alegre, n. 306, Santa Teresa. 
Dias: De segunda a sexta (9h às 16:30h) até 12/12/14.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Projeto Letrarte - Obras de arte e figuras geométricas







No dia 25.09.14, os alunos da Escola Machado de Assis, em processo de alfabetização, chegaram agitados ao Museu da Chácara do Céu. A atividade do dia consistia em visitar a Exposição "Claudia Bakker", vinculada ao Projeto "Amigos da Gravura", e, a partir da observação das obras de arte, cada criança deveria realizar uma pintura ou desenho sobre a exposição. O propósito era perceber se os estudantes aprenderam a identificar os tipos de obras de arte e as figuras geométricas. No início da visita, os alunos apresentaram o Museu à nova aluna da classe, demonstrando intimidade com o nosso espaço museal. Uma das alunas mostrou para a nova integrante o autorretrato de Castro Maya, pintado pelo artista modernista Cândido Portinari. 
Ficamos satisfeitos com os desenhos e pinturas feitos, porque, através desses, os educadores do Museu pudemos constatar que os alunos compreenderam a atividade proposta.
Ao final, as crianças brincaram no jardim com bolinha de sabão.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Projeto Letrarte (Turma 1101) - Caça Palavras e Oficina de Aquarela




Visita, realizada no dia 24.07.2014, em que ocorreu uma dinâmica de caça palavras no hall de entrada do Museu, bem como no Jardim de Inverno, onde se encontra a exposição "Tempestades e Calmarias". 
Na segunda parte da visita, foi feita, pela equipe do educativo, uma oficina de aquarela, com tema relacionado à caligrafia oriental, em razão de um dos quadros de Manabu Mabeo, exposto no terceiro andar do Museu.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Visita Técnica - Pedagogia ISERJ - 11 de julho de 2014

Após mais de um mês em greve, os trabalhados educativos do Museu da Chácara do Céu recebeu os estudantes do 8º período do curso de Pedagogia do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, na última sexta feira, para realização de visita técnica que tinha como objetivo identificar o Museu como espaço educativo privilegiado, por conseguinte, opção profissional, além de conhecer a prática educativa e embasamentos teóricos da equipe do Museu da Chácara do Céu.

As turmas da manhã e tarde de graduandos concluintes do curso de pedagogia estiveram presentes na visita, que foi realizada em todos os espaços do Museu.

Ao fim de cada uma foi realizada uma atividade de análise do novo material educativo deste Museu. Explicadas as suas fundamentações teóricas e práticas, as folhas foram estudadas pelos futuros profissionais de educação, que puderam debater sobre as formas de dar continuidade a uma visita pontual a um museu, tendo a extensão da visita em sala como uma possibilidade.

Esta visita faz parte de uma parceria com O ISERJ que já está em seu segundo ano. A supervisão de estágios do Instituto traz os estudantes do último período do curso no Museu desde o primeiro semestre de 2013.


segunda-feira, 28 de abril de 2014

Projeto Letrarte (Educação Infantil) - Cores Primárias e Secundárias




Oficina realizada pela equipe do Museu da Chácara do Céu, no dia 25/04/2014. Nessa oportunidade, as crianças realizaram atividades de pintura e aprenderam a identificar as cores primárias e secundárias.

Projeto Letrarte (Turma 1101) - Procurando Letras





Oficina realizada pela equipe do Museu da Chácara do Céu, no dia 24/04/2014, com crianças em processo alfabetização. Nessa ocasião, os alunos realizaram atividades de pintura, relacionadas à obra  "Habitantes do mar" de Louis Valtat.

Palestra do Projeto Museu de Ideias Cancelada

Informamos que a palestra do Projeto Museu de Ideias agendada para amanhã não acontecerá devido à paralisação de servidores da cultura federal.
nova data será informada em breve.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Simpósio de Educação em Museus do Museu da Vida

Os educadores do Museu da Chácara do Céu participaram nos dias 24 e 25 de março de 2014 do Simpósio de Educação em Museus realizado pelo Museu da Vida, em homenagem à Iloni Seibel, fundadora do setor educativo deste museu e ex gestora da REM RJ, falecida em 2013.
O Simpósio debateu conceitos e práticas da Educação Museal, contando com relatos de experiências educativas, conferência sobre políticas públicas e debate sobre o objeto musealizado e a educação.




Encontro de Educadores do IBRAM RJ

Os educadores do Museu da Chácara do Céu participaram do Encontro de Educadores do IBRAM do estado do Rio de Janeiro, realizado no dia 26 de março de 2014.
O Encontro contou com 12 educadores de  5 museus do estado e da Coordenação de Museologia Social e Educação do IBRAM e nele foi apresentado o Documento Preliminar do PNEM.


Projeto Letrarte 2014

Começaram as visitas do Projeto Letrarte 2014, com a turma 1101. Os alunos vieram ao museu para realizar uma visita de reconhecimento, após momento de sensibilização feito na escola na semana anterior.



Inauguração de Exposição no Museu da Chácara do Céu


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Idealismo versus Plasticismo: três visões de Portinari


Personagem de destaque no modernismo brasileiro, Cândido Portinari (1903 - 1962) não poderia deixar de ser centro de discussões. Seu destaque, talvez, esteja mais nessa polêmica acerca do artista e sua obra (assim como seu papel em meio ao modernismo, primeiro no Brasil, mas também na América Latina), do que por conta de suas inovações plásticas ou conceituais, quase inexistentes.

Portinari não inventou técnicas e nem pretendia romper definitivamente com o academismo, mas o que o coloca em alto grau foi seu papel como mediador do modernismo no Brasil, criando a possibilidade de hoje termos reconhecido o alto valor de artistas como Oswaldo Goeldi, por exemplo, quem nunca teria sido aceito não fosse a preexistência dos trabalhos “comportados” feitos por Portinari.