segunda-feira, 1 de julho de 2013

Projeto Letrarte - Verbos: Contexto de uso e Temporalidade

Na última sexta-feira (28/06) tivemos projeto Letrarte em dose dupla: na parte da manhã, recebemos a turma 1301, e à tarde a 1302. A atividade do dia teve início, para as duas turmas, na nova exposição temporária do museu "Gravura Estrangeira em Destaque". As crianças ficaram muito empolgadas com a ideia de ter contato com obras que eram inéditas para elas. A exposição, que remonta em dois ambientes, o estilo de organização de obras de arte em ambientes residenciais no século XIX e início do século XX, permitiu que os alunos tivessem uma experiencia em duas épocas no mesmo espaço. Partindo para a análise de uma gravura de Frederick Hagedorn, que ilustra uma paisagem do Rio de Janeiro, as crianças identificaram um grupo de pessoas que parecia descansar e conversar, no primeiro plano da obra. Quando questionadas sobre quem seriam essas pessoas, a resposta foi unanime: "São escravos!". A partir daí, eles foram levados a pensar sobre como aqueles personagem tinham chegado até aquele local, o que eles estavam fazendo antes de chegar ali e o que fariam posteriormente, criando assim uma pequena história para aquelas figuras. O mesmo aconteceu com a abordagem de uma outra gravura, "O Violinista", de Marc Chagall. Nesse sentido, as crianças trabalharam o uso de verbos em diferentes tempos!
Agora era a vez deles criarem, a partir de outras obras do museu, pequenas histórias que contassem o que os personagens das telas abordadas na atividade estavam fazendo antes e depois do momento em que foram desenhados pelos artistas. A partir das histórias criadas, eles se juntaram grupos e criaram pequenas cenas teatrais para contar para turma o que haviam criado. Foi uma diversão só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário