sexta-feira, 22 de agosto de 2014


Confira o edital.
Errata do edital.




Estrutura e ementa do curso:

Coordenação:

Fernanda Castro - Museus Castro Maya
Kátia Frecheiras - Museu da República
Patrícia Maneschy - Iserj

EIXOS NORTEADORES
TEMATICAS CURRICULARES
Sociedade, Educação, Subjetividade Conhecimento
Fundamentos da Educação
História da Educação Museal
Rediscutindo Educação Museal
Laboratório de metodologias, Formação e pesquisa em educação museal
Conceitos Fundamentais da Educação Museal
Políticas Públicas e Pesquisa na Educação Museal
Políticas Públicas de Educação Museal
Metodologia Científica I
Metodologia Científica II
Saberes e Práticas

Laboratório Experimental: Visitas Técnicas


Sociedade, Educação, Subjetividade Conhecimento

Ementa: O núcleo pretende introduzir os estudantes a temas relativos às questões básicas da formação pedagógica de um profissional que atue na área da educação, assim como sobre a história dos museus e do surgimento do trabalho educativo nos mesmo. Na disciplina de Fundamentos da Educação serão debatidas teorias pedagógicas e sua relação com ambientes culturais e diferentes formas de aprendizado, bem como panorama da história da educação no Brasil. Na disciplina de História da Educação Museal, serão introduzidas noções sobre a origem dos museus, e debatidos textos e documentos sobre o surgimento de setores educativos em museus, assim como apresentadas as primeiras pesquisas realizadas na área e sobre o tema.

Temática curricular : Fundamentos da Educação

Ementa:Filosofia, Cultura, Ideologia, Poder Político , História e Memória na Educação. Visão crítico-reflexiva da instância escola e da prática educativa. Hegemonia como relação pedagógica. O problema teoria/prática em face das diferentes visões do que é o homem, a sociedade, o conhecimento e o que são os valores. O homem como ser inacabado, com características diferentes em cada fase de seu desenvolvimento. As diferentes tendências pedagógicas presentes na educação brasileira. A pedagogia crítica e nosso cenário educacional atual. História e Memória da Educação no Brasil. Formação de professores no Instituto de Educação. A gênese da Escola Laboratório.

Temática curricularHistória da Educação Museal
Ementa: História dos museus no cenário mundial; educação em museus e Revolução Francesa; Constituição do ICOM-CECA; o papel da UNESCO nas ações de educação em museus; educação em museus no Brasil; Rede de Educadores em Museus e Política Nacional de Educação Museal (PNEM) - IBRAM.

Rediscutindo Educação Museal

Ementa: Neste eixo serão apresentados e debatidos os principais conceitos e teorias de aprendizado ligados às especificidades da educação museal e sua constituição como campo de conhecimento e profissional, discussão presente na disciplina Conceitos Fundamentais da Educação Museal. A disciplina Laboratório de metodologias, formação e pesquisa em educação museal analisará experiências já realizadas e em andamento em museus, avaliará documentos de sistematização, registro e avaliação da prática educativa museal e se constituirá como momento da prática de elaboração de propostas educativas para museus, com o estudo de projetos políticos pedagógicos e a elaboração de propostas e ações educativas.

Tematica Curricular : Conceitos fundamentais da Educação Museal
Ementa: Conceitos fundamentais em educação museal; educação patrimonial, educação para o patrimônio, educação em museus e educação museal; museus escolares; formação integral.

Tematica Curricular: Laboratório de metodologias, formação e pesquisa em educação museal
Ementa: análise teórica de experiências educativas; análise de documentação do CECA Brasil – Prêmio Best Practice; programa educativo-cultural, projeto político pedagógico; sistematização de projetos educativos; metodologias e instrumentos de educação em museus; formação de educadores em museus; pesquisa em educação em museus.

Políticas Públicas e Pesquisa na Educação Museal

Ementa: Neste eixo temos dois temas que articulam pesquisa e politicas publicas. O  primeiro específico da área da educação museal - a discussão sobre a conformação do campo das políticas públicas de educação museal no Brasil - e o segundo se apresenta como ferramenta inicial para a elaboração de trabalhos científicos sobre os temas do curso, sendo parte da disciplina de metodologia científica.

Tematica curricular : Metodologia Científica I
Ementa: Importância da formação de hábitos de estudo científico que possibilitem o
posicionamento de profissionais comprometidos com suas práticas educativas; Ciência; Método e Técnica; Tipos de Pesquisa; Metodologia de Pesquisa; Técnicas de análise e conhecimento científico; Elaboração de trabalho científico e estruturação de pesquisa.

Tematica curricular : Metodologia Científica II - Orientação e produção monográfica
Ementa: análise de textos e sua produção; vivência da metodologia do trabalho acadêmico; referencial teórico-prático de suporte para a elaboração de trabalhos científicos; importância da leitura acadêmica identificando-se tipos e modalidades.

Tematica Curricular : Políticas Públicas de Educação Museal
Ementa: A formação de políticas educacionais em museus; criação do SPHAN; os museus na estrutura do Estado; o papel dos órgãos internacionais multilaterais e seus documentos; prêmios, editais e leis de incentivo; o debate das políticas públicas de educação e cultura no Brasil; Criação do Ibram; I Encontro Educadores do Ibram; PNEM; análises comparativas de exemplos mundiais (Portugal, França, Reino Unido, EUA, México, AL, etc.).

Saberes e Praticas

Ementa: Neste núcleo do curso dar-se-á continuidade à discussão acerca da metodologia científica, desta vez em disciplina que inicia o processo de elaboração da monografia final. Seguindo um dos eixos norteadores, realizar-se-ão aulas práticas de observação e análise de diferentes tipologias de museus e seus projetos educativos, estrutura de gestão, trabalho de conservação e preservação de acervo e patrimônio e exposição, por meio de visitas técnicas a instituições diversas.

Tematica curricular: Laboratório Experimental: Visitas Técnicas
Ementa: Visitas técnicas em museus; elaboração, execução e avaliação de propostas educativas.

TEMATICAS CURRICULARES
CARGA HORÁRIA
Nº DE ENCONTROS
Fundamentos da Educação
60 h
30
História da Educação Museal
40 h
            20
Laboratório de metodologias, formação e pesquisa em educação museal
40 h
20
Conceitos fundamentais da Educação Museal
40 h
20
Políticas Públicas de Educação Museal
40 h
20
Metodologia Científica I
40 h
15
Laboratório Experimental: Visitas Técnicas
40 h
08
Metodologia Científica II - Orientação e produção monográfica
80 h
05





Nenhum comentário:

Postar um comentário